“Eu podia…”

“Eu podia estar estudando até a faculdade, que nem as crianças cubanas…
Eu podia estar aprendendo tudo sobre informática, que nem as crianças finlandesas…
Eu podia estar me desenvolvendo como atleta, que nem as crianças jamaicanas…
Eu podia estar comendo o melhor café da manhã, que nem as crianças holandesas…
Eu podia estar ganhando comida até ficar obeso, que nem as crianças americanas…
Eu podia estar recebendo bons serviços sociais, que nem as crianças canadenses…
Eu podia estar vivendo no conforto da grana dos que mandam nesse país…

garoto-dormindo-na-rua-icarai-niteroi-bx-assnd

Mas, não.

Aqui estou, com todo respeito, seguindo a sina das crianças brasileiras que são pretas, pobres e preteridas.
Estou aqui, dormindo no chão, apagado por completo, ocupando espaço numa rua de bacanas, atrapalhando o trânsito dos pedestres.

Bem, está certo, não é tão ruim assim…
Estou melhor do que se estivesse caído numa viela da favela, atravessado por bala perdida ou por tiro preciso de polícia…
O que eu posso fazer?… Minha arma é uma banana!
Não tenho nada para vender, me falta a grana pra comprar…
Não sei se me falta mérito, mas me falta qualquer capital, até o social…

Sim, mas não me falta generosidade!…
Tudo que tenho ofereço aos que passam e a toda a sociedade: este silêncio, esta calma, este sossego, esta paz, que só o meu sono garante.
Que se eu não estivesse dormindo, vocês sabem…
E quando eu acordar, e sair zanzando por aí, à noite, na madruga, a qualquer hora, e quando a coisa piorar?

Aí, eu podia… correr atrás do prejuízo, buscar o meu ganho, lutar pelo meu pedaço, brigar pelo meu negócio…
E, sente só, está mais do que na hora de acordar!”

………………………………………….. (foto e texto Guina Araújo Ramos)

Deixe um comentário

